Desvantagens de usar cartuchos vencidos!

//Desvantagens de usar cartuchos vencidos!

Desvantagens de usar cartuchos vencidos!

2019-06-28T10:19:00-03:00 junho 13th, 2019|0 Comments

Todos os produtos vendidos, seja uma roupa, um calçado ou mesmo um cartucho de impressora possuem data de validade. No caso de um cartucho, essa data funciona como uma espécie de proteção para a impressora.

No entanto, com uma pequena busca rápida na internet, encontramos em sites de venda produtos classificados como vencidos e vendidos normalmente. Esse tipo de cartucho, inclusive, tem boa saída com os compradores.

Mas, afinal de contas, é uma boa ideia comprar um cartucho vencido para a minha impressora? O que acontece se eu usar um produto desses? A resposta para a primeira pergunta é não, e vamos lhe explicar exatamente quais problemas você pode ter ao usar produtos vencidos.

 

Quando um cartucho está vencido?

Quando compramos um alimento ou um cosmético, por exemplo, na embalagem do próprio produto há uma data onde seu uso deixa de ser seguro, seja porque causa problemas de saúde ou de pele.

No caso dos cartuchos de impressora isso não é diferente. No entanto, é preciso observar um pouco mais atentamente para saber exatamente onde está a data de validade do produto.

Isso porque, na caixa, está a data de garantia, ou seja, o período onde o consumidor consegue trocar o seu cartucho sem grandes problemas caso algo aconteça.

Já a data de validade está dentro do cartucho. Ela, assim como ocorre com alimentos, representa o período em que o uso daquele cartucho é seguro para você e seu equipamento.

 

O que acontece quando se usa um cartucho vencido?

Conforme dissemos, um dos grandes atrativos de comprar cartuchos vencidos nesses sites de venda é, justamente, o preço desses produtos. Em geral, um item original fora da validade pode custar até a metade do preço de um dentro da validade.

Ao contrário de um alimento com data de validade vencido ou mesmo um medicamento fora do prazo, se você usar um cartucho desses em sua impressora, não ficará doente, mas poderá ter um prejuízo.

Isso porque as impressoras modernas vem com sistemas que impedem o uso de cartuchos vencidos, impedindo a impressão. No entanto, existem formas de burlar os avisos e utilizar o equipamento, mesmo nestas condições.

Porém, quando você ignora os avisos da impressora e usa um produto vencido, pode causar problemas na impressora. Por exemplo, se a tinta cristalizar dentro do cartucho, ela poderá não passar, impedindo assim que a impressão aconteça.

Um produto nesse estado pode, também, forçar demais os cabeçotes de impressão, levando à quebra e, por consequência, obrigando o proprietário a levar o equipamento para a assistência técnica.

Além disso, os cartuchos coloridos não devem ser utilizados vencidos pois, além de prejudicar a qualidade das impressões, podem danificar o equipamento, dando mais prejuízos do que vantagens.

Quer mais uma razão para não usar cartuchos vencidos? Perda de garantia. Caso sua impressora ainda esteja na garantia e você opte por usar cartuchos originais, mas vencidos, isso pode configurar uso imprudente.

Como se sabe, quando o defeito é causado por descuido do proprietário, a garantia já era, mesmo que a impressora nunca tenha sido aberta.

Com essas razões, agora você só vai usar equipamentos novos, não é mesmo?

Leave A Comment