Qual a melhor maneira de descartar um toner?

//Qual a melhor maneira de descartar um toner?

Qual a melhor maneira de descartar um toner?

2019-06-19T17:40:47-03:00 junho 19th, 2019|0 Comments

Quando seu toner acaba, o que você faz com a embalagem vazia?Joga no lixo, junto com embalagens de cartuchos, papeis e outros itens produzidos pelo escritório?

Se sua resposta para estas perguntas foi sim, é preciso rever essas políticas urgentemente. O toner, quando descartado incorretamente, pode poluir gravemente a natureza, contaminando o solo e também o lençol freático, comprometendo o fornecimento de água de cidades inteiras.

Por isso, é fundamental fazer o descarte correto dos toners, para evitar que causem danos ao meio ambiente. Para ajudar quem não sabe o que fazer com os equipamentos que acabam ou dão defeito, preparamos um texto mostrando o caminho correto. Confira.

 

Verifique qual a política de reciclagem da empresa que fabricou o toner

O primeiro passo para quem quer dar o destino correto ao toner vazio é verificar qual a política de reciclagem desses materiais das empresas que fabricaram o produto.

Algumas delas, por exemplo, recolhem os toners vazios em lojas autorizadas ou, ainda, disponibilizam a seus consumidores formulários online que permitem o agendamento para a retirada desses toners no endereço indicado pelo comprador.

No entanto, essa prática funciona apenas para quem compra toners originais. Aqueles que usam torners compatíveis precisam adotar outras práticas para dar o destino correto aos produtos.

 

Fale com empresas especializadas em reciclagem

Se a sua empresa usa toners compatíveis, uma ideia para fazer o descarte correto desses produtos é entrar em contato com empresas de reciclagem, que fazem o recolhimento desses produtos.

Em geral, com uma pequena busca na prefeitura de sua cidade é possível saber quais empresas prestam esse serviço. O descarte dos toners costuma ser feito em pontos específicos de coleta ou por meio da retirada no endereço informado pela pessoa.

 

Descarte em lojas de eletrônicos

Em algumas lojas de eletrônicos é possível que as empresas deixem seus toners vazios, em lixeiras especiais, para que o produto tenha a destinação correta, evitando assim que polua o meio ambiente.

 

Além disso, existem lojas de eletrônicos onde é possível revender seus toners vazios para que sejam utilizados na recarga e, assim, vendidos por essas lojas. É uma ideia interessante para quem quer dar um fim correto a esses produtos e, ao mesmo tempo, ganhar um pouco de dinheiro com isso.

 

Contate uma rede de artesãos

Você sabia que existem artesãos que constroem verdadeiras obras de arte com lixo eletrônico? Então, seu toner usado, que iria para o lixo, pode ganhar nova vida nesse tipo de manifestação.

Para isso, basta entrar em contato com uma rede de artesãos que utilizam lixo eletrônico para suas criações e entregar seus toners, para que ganhem outra roupagem e alegrem ambientes.

 

Descarte no lixo correto

Agora, se você tentou todas as formas de descarte que citamos acima e não encontrou nenhuma delas próxima de sua empresa, pode descartar seu toner usado no lixo, mas de forma correta.

O caminho correto é recorrer ao lixo reciclável, colocando seu toner junto com embalagens plásticas. Não se esqueça de embalar o produto em plástico, evitando assim que resíduos de pigmento vazem.

Leave A Comment