Dicas de como proteger seus equipamentos

//Dicas de como proteger seus equipamentos

Dicas de como proteger seus equipamentos

2020-02-06T15:25:23-03:00 fevereiro 6th, 2020|0 Comments

Com a chegada do verão e o final do ano, quando muitas pessoas e empresas começam a desacelerar e sair para viajar, aumenta a preocupação com os equipamentos eletrônicos.

Descargas elétricas, tensões e quedas de energia são ameaças recorrentes, que podem causar grande prejuízo, levando não apenas à queima dos equipamentos como também à perda de informações sensíveis que estavam armazenadas ali.

Por isso, é muito importante tomar algumas atitudes para protegê-los de eventuais danos. Confira algumas dicas para proteger seus equipamentos.

 

Aterre os fios

O aterramento é uma tática muito importante para evitar prejuízos com descargas elétricas, principalmente as provenientes de raios. Por isso, é importante aterrar a fiação, para que os raios que venham a atingir o local sejam atraídos para o solo e sigam, sem provocar grandes danos.

Agora, se a sua empresa possui um para-raios, é importante tomar cuidado com os equipamentos eletrônicos, para que eles não sejam danificados. O mais recomendável, aqui, é retirar esses aparelhos da tomada, pois os raios emitem ondas eletromagnéticas, que podem queimar os equipamentos.

 

Fique atento ao mal contato em tomadas

Sabia que uma tomada com mal contato pode provocar danos em seus equipamentos eletrônicos? Isso porque esse tipo de incidente provoca oscilação na energia elétrica, provocando picos elétricos.

Então, se perceber que alguma tomada está em curto, não ligue nenhum aparelho eletrônico nela e procure um profissional especializado, para que o problema seja resolvido rapidamente.

 

Mantenha os disjuntores em bom funcionamento

Outro cuidado importante para quem quer proteger os equipamentos é manter o bom funcionamento dos disjuntores. O instrumento evita que as descargas de raios alcancem os aparelhos.

 

Use nobreaks, estabilizadores e filtros de linha

Por fim, nossa última dica para proteger seus equipamentos eletrônicos é o uso de nobreaks, estabilizadores e filtros de linha, lembrando que cada um desses produtos tem um uso específico.

Os estabilizadores, por exemplo, foram muito utilizados entre as décadas de 1990 e 2000, mas perderam popularidade, porque as pessoas simplesmente não entendem sua importância para proteger o equipamento.

O estabilizador, como diz o seu próprio nome, mantém a rede elétrica estável, impedindo as temidas tensões, que podem queimar computadores, por exemplo.

Outro recurso bastante empregado é o filtro de linha, que pode ajudar a manter a tensão elétrica estável. Equipados com um fusível, esse item costuma queimar quando há um pico de energia, desligando as máquinas que estão conectadas a ele.

Além desses dois itens há o nobreak, equipamento que ajuda a manter computadores e alguns eletrodomésticos ligados por um tempo, mesmo em caso de falta de energia.

No entanto, os produtos voltados para uso doméstico possuem bateria para apenas alguns minutos de uso, dando aquele fôlego que você precisa para salvar documentos e não perdem informações importantes.

Ainda assim, mesmo que o nobreak ajude a manter o computador funcionando, não se esqueça de desligá-lo corretamente antes que o aparelho fique sem bateria.

Para aproveitar melhor o nobreak, conecte apenas os itens que são fundamentais para a sua rotina, como computador, monitor, modem e roteador. Impressoras e carregadores de celular não devem ser ligados nesse aparelho.

Leave A Comment