O que é fusor ou unidade fusora de impressora?

//O que é fusor ou unidade fusora de impressora?

O que é fusor ou unidade fusora de impressora?

2019-10-16T20:46:12-03:00 outubro 16th, 2019|0 Comments

Para um escritório, independentemente de seu tamanho, a impressora é um equipamento fundamental. Tanto que muitas vezes a empresa deixa de conseguir atender a seu público se o equipamento simplesmente não funciona.

Por isso, antes de se desesperar pela sua impressora apresentar um problema e você não saber do que se trata, é muito importante conhecer cada peça do equipamento, para garantir que receberá a manutenção adequada.

Um dos mais importantes é o fusor. Você sabe do que se trata? Tem noção de como essa peça pode lhe ajudar? Não? Então acompanhe esse texto. Aqui nós explicaremos exatamente do que se trata.

O que é?

O fusor ou unidade fusora de impressora é um componente presente nas impressoras a laser, sendo fundamental para o bom funcionamento desse equipamento.

Isso porque o fusor é quem faz a ligação entre o papel e o toner, permitindo que a impressão saia nítida, sem qualquer tipo de mancha.

Esse equipamento é composto basicamente de dois roletes. Esses roletes são os responsáveis pelos processos de aquecimento e fusão, fundamentais na impressão a laser.

 

Componentes

O fusor, ou unidade fusora de impressora, conforme dissemos, contém um rolete que controla o aquecimento da impressora. Esse rolete tem, em seu interior, uma lâmpada de quartzo.

É ela quem aquele o elemento para que a impressão aconteça, sempre que uma impressão é solicitada. Sem esse processo, a impressão não acontece, já que não há calor para que a imagem seja gravada no papel.

 

Como tudo funciona

Em uma impressora a laser, o tambor faz a transferência elétrica do toner, aplicando a imagem no papel. Quando isso acontece, o toner está na superfície da folha, permitindo que ele se espalhe.

Mas, quando o toner toca o papel, ele passa entre o rolo de aquecimento e de pressão, integrantes do fusor. Nesse momento, o toner passa por um leve derretimento por causa do calor, sendo pressionado para o interior da folha via roletes.

É aqui, depois de ser revestido por um material antiaderente, que a imagem se forma e a impressão é concluída, mostrando a importância da unidade fusora de impressora nesse processo.

 

O que fazer se o fusor apresentar um problema?

Como todas as peças de uma impressora, o fusor, ou unidade fusora de impressora, não está livre de apresentar problemas que impeçam seu funcionamento adequado.

Em alguns casos, por exemplo, muita poeira no papel onde a imagem será impressa pode provocar problemas no rolo, resultando em uma impressão ruim.

Já em outros, a lâmpada do fusor pode queimar, exigindo assim que seja substituída quase que imediatamente.

Então, se você perceber que a qualidade de suas impressões decaiu muito ou que sua impressora não está funcionando adequadamente, o ideal é procurar ajuda para que o reparo no fusor seja feito o mais rápido possível.

Essa peça tem um custo que irá variar de acordo com a marca de sua impressora. Porém é fundamental que ele esteja em pleno funcionamento, para que você possa manter a qualidade de seus trabalhos.

Leave A Comment