O álcool em gel é um líquido que tem ação desinfetante e capaz de diminuir bactérias e vírus das mãos, de superfícies e objetos. Mas, existem várias opções de álcool no mercado e por isso deve-se olhar muito bem a embalagem antes de comprar.
Tipos de álcool para ação desinfetante
Existem basicamente dois tipos de álcool comercializados no mercado, e cada um deles possui uma ação específica:
- Saneante: é recomendado para o uso geral e desinfecção de superfícies, como macas, pisos, paredes, camas, mesas e etc.
- Cosmético: é comercializado em forma de antisséptico para as mãos e objetos de uso diário.
O álcool para uso saneante pode ser encontrado concentrado a 97% da substância, porém, para uma melhor desinfecção de superfícies, objetos e das mãos, recomenda-se o álcool concentrado a 70% (álcool etílico).
Se o álcool for encontrado acima ou abaixo de 70% em sua composição, ele não é considerado eficaz na desinfecção de bactérias e vírus causadores de doenças.
No caso do álcool em gel, além do álcool a 70% é acrescentado ainda emulsificante (que dá a consistência de gel), água e áloe vera (substância que ajuda a não ressecar as mãos.
A Asseptgel possui uma linha de álcool em gel própria para as mãos com áloe vera, que além de manter a desinfecção desta parte do corpo, também impede que a pele fique ressecada e áspera.
Mas por que o álcool em gel é tão importante?
Especialistas e médicos da área da saúde, afirmam que o álcool em gel é capaz de matar 99,9% dos germes e agentes patogênicos que fazem mal à saúde, tais como:
- Gripe
- H1N1
- Gastroenterite
- Covid-19
- Vírus da mão-pé-boca
Os hábitos de higiene e desinfecção não devem ser feitos somente em casos de surtos e pandemias de doenças, e sim um hábito constante em prol da plena saúde individual, familiar e coletiva.
O álcool em gel é prático e fácil de usar, pois evapora rapidamente sem deixar restos de produto na mão, deixando-a protegida e limpa.
Como utilizar o álcool em gel corretamente?
O uso do álcool em gel não substitui a limpeza das mãos com água e sabão, pelo contrário, ele é um complemento da higiene.
– Lave bem as mãos com água e sabão, esfregando cada dedo, parte interna e externa das mãos, unhas e pulso.
– Enxague as mãos com água abundante, secando bem em seguida.
– Aplique uma pequena porção de álcool em gel e espalhe por toda a mão, pulso e dedos.
– Caso esteja em um lugar onde não consegue lavar as mãos com água e sabão, pode-se usar o álcool em gel diretamente (ao comer fora, ir ao banco ou ao supermercado).
– Utilize o álcool em gel para desinfetar superfícies e objetos de uso diário e coletivo, como mesas, cadeiras, canetas, botões de elevador, celulares, maçanetas de portas, etc.
Quanto mais cuidado se tiver com as mãos e demais objetos que usamos diariamente, menos riscos de contaminação e proliferação de doenças teremos.
Leave A Comment